A Col d’Orcia, uma das mais antigas vinícolas de Montalcino, produz vinhos orgânicos de Brunello, refletindo a excepcional combinação de solo e clima da região. Localizada na encosta sul do território de Montalcino, sua história remonta a 1890, quando a família Franceschi adquiriu a propriedade, então chamada Fattoria di Sant’Angelo in Colle. Em 1973, foi comprada pela família Cinzano, que expandiu os vinhedos e fortaleceu sua presença no mercado. Desde 2010, toda a propriedade, incluindo vinhedos, olivais e jardins, é cultivada de forma orgânica, tornando-se a maior vinícola orgânica da Toscana. Com 140 hectares de vinhedos, sendo 108 dedicados ao Brunello, Col d’Orcia é uma referência na produção desse vinho icônico.
A vinícola está situada no Vale do Orcia, uma região declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2004, destacada por sua paisagem harmoniosa e influência histórica na agricultura. Seus vinhedos estão a aproximadamente 450 metros de altitude e se beneficiam de um clima mediterrâneo, protegido pelo Monte Amiata e influenciado pela brisa do mar Tirreno. O solo, rico em calcário e minerais, favorece a saúde das videiras e contribui para a estrutura e elegância dos vinhos. A combinação única de sol, pouca umidade e ventos constantes proporciona uma maturação ideal das uvas, resultando em Brunellos encorpados e sofisticados, que expressam a identidade singular da Col d’Orcia.
A safra teve um início de brotação no começo de abril, com boa fertilidade das gemas e um número significativo de cachos. A primavera foi amena, com poucas chuvas, enquanto as temperaturas de maio a julho ficaram acima da média, resultando em cachos menores e mais espaçados. Chuvas entre o final de julho e meados de agosto ajudaram a equilibrar as uvas, permitindo uma colheita antecipada no início de setembro. Produzido com Sangiovese (Brunello), o vinho fermenta por 10-12 dias em tanques de aço largos e rasos para extrair taninos e cor suavemente. O envelhecimento ocorre por 10-12 meses em grandes tonéis de carvalho da Eslavônia, com parte do vinho também amadurecendo em tonéis menores e tanques de concreto. Apresenta cor rubi profunda, aroma complexo com notas frutadas de cereja e frutos vermelhos combinadas a nuances de especiarias, e um paladar estruturado, macio e envolvente, com taninos sedosos e um final persistente e frutado.
Estilo: Vinho Tinto
País: Itália
Região: Montalcino, Toscana
Uvas: 100% Sangiovese
Amadurecimento: 10-12 meses em grandes tonéis de carvalho da Eslavônia
Pontuações:
Certificações: Orgânico
Álcool: 14,5%
Volume: 750ml
Vinhos selecionados das melhores regiões produtoras do mundo. Consulte nossos especialistas para uma melhor experiência. Entregamos em todo o Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade